O que são os Polos Cariocas de Circo – Viva o Circo?

O PROGRAMA “POLOS CARIOCAS DE CIRCO – VIVA O CIRCO!” selecionou 4 instituições com reconhecida atuação, que atuam como aceleradoras, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento e a qualificação da cena circense carioca, em seus diferentes segmentos, por meio da transferência de metodologias, modos, competências de criação e gestão, através de processos de Residência Artística e Interação Estética a serem realizadas nas sedes das companhias.

Como funciona?

Através de editais públicos foram selecionados artistas e cias., para 4 residências específicas, que encontram nos POLOS a oportunidade de incrementar suas qualificações técnicas e artísticas, criar e pesquisar novos números circenses, montar e apresentar espetáculo inédito e ocupar espaços físicos para ensaios e montagem de espetáculos. Todas as residências tem duração de 2 meses, são gratuitas e dirigidas à artistas, companhias ou grupos com comprovada atuação na cidade do Rio de Janeiro, desde que todos os integrantes sejam maiores de 18 anos.

 

A Cia UP Leon

Ao longo de 25 anos de existência, a Cia. Up Leon traz em seu currículo a experiência de montagem de 16 espetáculos autorais, 85 números e performances e 8 anos de oficinas de especialização técnica e artística circenses, tendo viabilizado a inserção de mais de 200 artistas no mercado de trabalho. Dialogando com os mais variados públicos, do infantil ao adulto, do singular ao exótico, do tradicional ao contemporâneo, a Up Leon prima por um apurado critério na construção de sua identidade visual, desenvolvendo figurinos com alto padrão de qualidade estética.

Compartilhar o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos pela Cia. com os artistas residentes, é contribuir para o desenvolvimento da cena carioca circense.

 

CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS E HABILIDADES CIRCENSES
(10 vagas – 16 horas semanais – 2 meses)

Os artistas residentes foram integrados às oficinas de qualificação e especialização técnica e artística desenvolvidas para o elenco da Companhia. O currículo é multidisciplinar, incluindo além das habilidades específicas de circo, oficinas de expressão artística e corporal.

Criação de Números e Performances Circenses
(5 artistas ou cias. – 12 horas semanais- 2 meses)

Os artistas tem a possibilidade de pesquisar e experimentar novas relações com o seu aparato e técnica, visando à criação de novos números e performances.
Estes tem orientação dos coordenadores técnicos e artísticos da Up Leon para se dedicarem à sua pesquisa/experimentação e a composição coreográfica do seu número/performance, bem como recebem a produção de figurino/adereço e pesquisa/composição trilha sonora para a realização do número.

CriaÇÃo e Modelagem de EspetÁculo
(3 artistas ou cias – 12 horas semanais -2 meses)

Os três grupos contam com todo o suporte técnico e artístico da Cia. Up Leon para a criação de um espetáculo totalmente inédito,desde a criação e concepção do roteiro, passando pela direção cênica, direção de arte, composição coreográfica, preparação técnica, direção musical e composição de trilha sonora original, concepção de iluminação, produção de arte (figurino e cenário) e projeto de identidade visual.

EspaÇo para Ensaio
(2 cias. – 12 horas semanais – 2 meses)

Os selecionados utilizam o espaço e toda a infraestrutura da Cia. Up Leon, durante suas residências, com o objetivo de estudo, pesquisa e/ou ensaio de seus espetáculos e números. Este se destina a grupos que não possuem local para treinamento, criarem e finalizarem seus projetos artísticos.

ResidenciasFev-Abr

Residenciasmai-jun1

 

RESULTADOS

 

CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS E HABILIDADES CIRCENSES

Os artistas apresentaram-se ao final da capacitação afim de mostrarem as habilidades aprendidas.

 x

CRIAÇÃO DE NÚMEROS E PERFORMANCES CIRCENSES

  • Jonas Souza – A Fuga – Parada de Mão
  • Carina Ninow e Gabriel Gomes – Cyrculo – Mandala
  • Jana Serrat e Gean Lucas – Esquizocênia – Pas de Deux
  • Tatiane Marques – Sensibilidade Bruta – Lira
  • Cinthia Nunes – Palhaça ao Mar – Arame
 x

CRIAÇÃO E MODELAGEM DE ESPETÁCULO

  • A Menina Virou – Saltimbanco
  • Metaesquema – Trupe AnimaCirc
  • Ah, Abusado! – Circo Carioca Social Clube
 x  x

MOSTRA POLO CARIOCA DE CIRCO UP LEON

A Cia Up Leon realizou ao final do projeto a Mostra Polo Carioca de Circo Up Leon, com a apresentação de números e espetáculos residentes do nosso Polo.