Equipe

A direção da companhia é formada por profissionais circenses graduados pela Escola Nacional de Circo e outras artes, tendo sido os primeiros artistas brasileiros especializados em entretenimento de Parques Temáticos. Com a experiência dos anos de trabalho na Europa, ampliaram a companhia e decidiram fixar-se no Brasil com o intuito de melhor gerenciar o processo de seleção, produção e treinamento dos seus profissionais. Novas modalidades foram criadas e hoje a companhia conta com artistas versáteis que se apresentam em espetáculos, grandes shows e eventos nos mercados nacional e internacional.


Olga Dalsenter

Fundadora e produtora executiva

olga@upleon.com.br

Através da experiencia adquirida como artista circense em parques temáticos e cruzeiros na Europa, Olga administra a equipe de criação de espetáculos e é responsável pelo casting dos artistas além da elaboração de contratos, vistos de trabalho e contato direto com os contratantes. Pós graduada em administração estratégica (Estácio de Sá, 2007), Bacharel em Artes Cenicas (UNI RIO, 1990) e acrobata/equilibrista (Escola Nacional de Circo, 1990).


Renato Ferreira

Fundador e produtor artístico

renatoferreiradasilva@hotmail.com

Responsável pela criação, execução e direção de produção de figurinos e adereços, e pela supervisão de criação e direção artística dos espetáculos da cia. Formado em acrobata/malabarista (Escola Nacional de Circo, 1990) e ator profissional (Instituto Calouste Gulbenkian, 1989), Renato atualmente, produz, dirige, atua e administra o personagem TOPETAO (CIRCO DO TOPETAO – www.topetao.com.br )


Fidelys Fraga

Diretor Artístico

Responsável pela criação e direção dos números e espetáculos atuais (a partir de 2011) e pela remontagem dos espetáculos de repertório da UP LEON. Atuou de 2008 a 20011 como coordenador dos artistas UP LEON/Europa Park. Paralelamente ao trabalho na cia., foi autor do espetáculo “INGRID” (2009/2010 – FATE– Espaço Cultural Sérgio Porto e Palco Giratório do SESC); escreveu e produziu “TERESA DAVILA, A SANTA DESCALÇA” (contemplado com 02 Prêmios SHELL: Cenário e iluminação); escreveu, dirigiu e produziu “FORA DE FOCO”, contemplado com prêmio de montagem do Estúdio de Criação Dramatúrgica.


Gabriel Jacques

Diretor Artístico

Ingressou na Escola Nacional de Circo, onde se formou em 1999 em acrobacias aéreas, acrobacias de solo, arame, pirofagia e perna de pau. Com o número circense “Tecido Marinho Duplo”, fruto de um ano e meio de ensaios, foi ganhador do Leão de Bronze no Festival de Circo de Wuqiao na China (2003) e ganhador de 2 prêmios no 1º Festival Mundial de Circo do Brasil em Belo Horizonte (2001). Em 2002, fundou a sua própria companhia, o Circo das Artes, onde desde então dirige, escreve, atua e produz espetáculos como Aquarelas, Aquarelinhas e B rasileirinhos. Desde 2008, trabalha com a Cia. UP LEON e dirigiu os espetáculos: Amazônia, Olimpíadas Malucas, Brasis e Zumbiland.


Junior Fonseca

Coordenação Técnica

Fundador e coordenador técnico da cia. UP LEON. Formado pela Escola Nacional de Circo em 1987 como acrobata e equilibrista, atuou na Europa de 1991 a 2012. Junior foi instrutor no projeto Fábrica de Sonhos, em 1999 e 2000. Em 2001 e 2002, foi coordenador no espetáculo Circo do Topetão. Atuou na Rede Globo entre 2007 e 2009. Instrutor técnico de acrobacia no Afro Reggae 2010 e 2011. Responsável pela direção técnica da Up Leon desde 2013 e do espetáculo Rio de Felicidade, realizado em 2015, nas Arenas Cariocas.


Thiago Campello

Coordenação Artística

De família tradicional circense, formado pela Escola Nacional de Circo em 2003. Entre 2004 e 2007, trabalhou com eventos e em circos pequenos no Rio de Janeiro, onde adquiriu experiência de picadeiro e evolução dos números. De 2007 a 2009, fez temporada no Circo Montreal, se apresentando em todo o estado do Rio de Janeiro. Em 2009, ingressou na companhia UP LEON por meio de audição. Posteriormente, trabalhou no espetáculo Circo Reder, no teatro Miguel Falabella e também integrou a equipe do Unicirco Marcos Frota como malabarista e coordenador de malabarismo de aulas e oficinas. Retornou a Cia. UP LEON, em 2012, e no ano seguinte assumiu a coordenação artística das temporadas no exterior.


Orlando Leal

Coreógrafo, ator e bailarino da cia

Formado pela UNI RIO, trabalhou com diretores como Jorge Fernando, Marcelo Saback, Tim Rescala, Tânia Nardini, Cininha de Paula, Charles Muller, Claudio Botelho, Ronaldo Tasso, Gracindo Junior, Roberto Talma, entre outros tendo a tuado em em diversos musicais e peças de teatro tais como: Sweet Charity,Nas Raias da Loucura. Fez a assistência de coreografias em Gypsy – musical, comissão de frente da Mangueira em 2008, dentre outras. Coreografou da Companhia UP LEON desde 2006


Cleber de Oliveira

Maquiagem artística e caracterização

Criador das maquiagens artísticas da cia UP LEON. Formado pela Escola Nacional de Circo como acrobata é também graduado em Comunicação Social pela UERJ. Foi contemplado com o Prêmio FUNARTE-PETROBRÁS de Estímulo ao Circo 2011 com o Projeto ‘’Maquiagem e Identidade no Universo Circense’’. Finalista do Concurso Nacional de Maquiagem Conexão Beauty Art 2011 e 2010 e do Prêmio Nacional Celebrities Catharine Hill 2011 – Categoria Artes Cênicas. Em abril de 2011, inaugurou o Atelier Cleber de Oliveira, onde ministra workshops de maquiagem, desenvolve pesquisas de linguagem para espetáculos e serviços de make up em geral.


Quivia Cavalcante

Produtora Cultural

producao@upleon.com.br

Graduada em Política e Produção Cultural é responsável pela elaboração de projetos culturais para editais, leis de incentivo e produção geral. Produtora executiva da ONG Espaço Cultural Camarim das Artes. Idealizadora do Feca (5 edições patrocinadas pela SEC-RJ). Trabalhou na superintendência de cultura de Maricá. Representante estadual da rede de pontos de cultura do Rio de Janeiro (2009 à 2013)